quarta-feira, 5 de outubro de 2016

PF INVESTIGA COMPRA DE TERMELÉTRICAS NO GOVERNO FHC (Fonte: Brasil 247)

"A Polícia Federal abriu um inquérito no âmbito da Operação Lava Jato para apurar a suspeitas de um esquema de corrupção nos processos de aquisição de termelétricas pela Petrobras entre os anos de 1999 e 2001, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

De acordo com o blog do jornalista Fausto Macedo, o inquérito, que envolve as empresas Alstom/GE e NRG, teve como ponto de partida a delação premiada do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Na época, ele exercia o cargo de gerente do Departamento Industrial da companhia.

Segundo o depoimento de Cerveró, a primeira empresa a fornecer turbinas para a Petrobras foio a ABB, em 1999. A empresa foi comprada pouco depois pela Alstom, e depois incorporada a GE. "Nessa primeira aquisição de turbinas já houve o pagamento de propina; que a propina foi negociada com o representante da ABB no Rio de Janeiro", disse Cerveró em seu depoimento.
.
"Se acertou o pagamento de uma propina de US$ 600 mil a US$ 700 mil para o próprio declarante e um valor um pouco menor, do qual o declarante não tem conhecimento, aos funcionários que trabalhavam com o declarante na Petrobrás", diz um trecho da delação.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso informou por meio de sua assessoria que "não tem informações sobre este inquérito, mas sempre é favorável que denúncias sejam apuradas". Já a GE disse não ter sido notificada sobre o inquérito..."

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário