quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Em campanha, vereador do PSDB faz palestra em escola técnica do governo Alckmin (Fonte: RBA)

"São Paulo – O vereador e candidato à reeleição na capital paulista Aurélio Nomura (PSDB) realizou na noite de ontem (22) palestra sobre uso racional da água, na Escola Técnica Estadual (Etec) Sapopemba, onde foi distribuída uma cartilha sobre a Lei Municipal 14.018/2005, cujo projeto foi elaborado por ele. A cartilha tem o nome do vereador escrito da mesma forma como está em seu material de campanha eleitoral, além do tucano, símbolo do PSDB. Segundo estudantes da Etec Sapopemba, que pediram para não ser identificados, correligionários disseram na atividade que Nomura é candidato à reeleição e falaram das realizações dele na Câmara Municipal.

As escolas técnicas são administradas pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB), do mesmo partido de Nomura, que está no quarto mandato na Câmara Municipal. Essa prática pode configurar crime eleitoral, passível de perda do registro da candidatura, conforme explicou o advogado especialista em Direito Eleitoral Julio Cesar Couto. “Isso é abuso de poder político. Está usando a máquina pública para se autopromover. Mesmo que não leve material ou fale na campanha. Ele está utilizando a estrutura para angariar votos”, afirmou.

Segundo os estudantes, por volta das 21h eles foram levados pelos professores para uma sala de audiovisual, com objetivo de assistir a uma palestra. “O vereador foi apresentado por duas pessoas que moram no bairro. Elas disseram que ele era candidato e trabalhava por melhorias nessa causa (da água) na Câmara”, explicou um dos estudantes. Segundo eles, o próprio Nomura não falou em eleição.

A palestra sobre uso racional da água surpreendeu os estudantes das três turmas de Administração e outras três de Marketing. “A gente sempre tem palestra, mas relacionada ao curso. E nunca todo mundo junto assim, com cursos diferentes no mesmo espaço. De outros partidos, PT, Psol, nunca teve ninguém”, disse outro estudante, que reclamou ter sido “amontoado” na sala, com pessoas sentadas no chão. Todos os alunos tiveram de participar.

A diretora da Etec Sapopemba, Sandra Reis, justificou que a atividade já estava marcada anteriormente, mas não soube dizer quanto tempo havia. “Este ano nosso tema é água. Por conta da crise que tivemos, achamos importante abordar esse assunto com os estudantes. Em outubro haverá uma feira de tecnologia sobre o tema”, disse. Sandra disse desconhecer que um vereador não poderia participar de atividades no espaço por conta do período eleitoral. Embora tenha dito que outros palestrantes estiveram na escola, não lembrou-se de nenhum nome para mencionar à reportagem. Os alunos negam que tenham havido outras palestras com o tema..."

Íntegra: RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário