quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Empresas e trabalhadores do setor aéreo se reúnem no dia 17/2 no TST (Fonte: TST)

"Representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e das entidades sindicais dos aeronautas e dos aeroviários se reunirão no Tribunal Superior do Trabalho no dia 17/2, às 9h, para discutir questões econômicas e condições de trabalho. A reunião foi sugerida pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, que vem conduzindo rodadas de negociação desde o segundo semestre do ano passado.

Com data-base em 1º de dezembro, os trabalhadores pretendem a reposição integral da inflação do período 2014-2015, mas ainda não se chegou a um consenso. Com o anúncio de que os trabalhadores fariam paralisações a partir de quarta-feira (3) entre as 6h e as 8h nos principais aeroportos do país, o SNEA ajuizou ação cautelar no TST.

Na terça-feira (2), o ministro Mauricio Godinho Delgado deferiu liminar determinando a manutenção de 80% dos trabalhadores em atividades, levando em conta a essencialidade dos serviços e a proximidade do Carnaval. A liminar permanece válida, e prevê multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Caso a reunião do dia 17 resulte em acordo, ela deverá perder o objeto.

Desde que assumiu a Vice-Presidência – a quem compete a condução das audiências de conciliação nos processos de dissídio coletivo ajuizados no Tribunal -, o ministro Ives Gandra Filho tem se colocado à disposição de empregados e empregadores para buscar soluções consensuais para os conflitos decorrentes das relações de trabalho também por meio de mediações, reuniões de caráter informal que, muitas vezes, evitam a instauração do processo judicial...'

Íntegra: TST

Nenhum comentário:

Postar um comentário